ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ESGOTO
Estação de Tratamento de Esgoto Sanitário
Os processos biológicos são os mais utilizados em projetos de tratamento de esgoto. A matéria orgânica dissolvida ou em suspensão serve como substrato para microorganismos tais como bactérias, fungos e protozoários, que a transformam em gases, água e novos microorganismos. Esses microorganismos produzem exopolímeros e formam flocos biológicos mais densos que a massa líquida, da qual separam-se com facilidade, ocorrendo assim a separação de fases sólido/líquido.
A matéria orgânica presente no esgoto sanitário pode ser medida diretamente pela análise de sólidos voláteis e indiretamente pelas análises de DBO( Demanda Bioquímica de Oxigênio). O Teste de DBO se aplica aos fenômenos de autodepuração de corpos receptores e ao controle de sistemas biológicos de tratamento.
⇒ Acesse nosso BLOG para saber mais sobre as características dos efluentes por tipologia industrial.
A TECMA possui diversas soluções customizadas para cada etapa de tratamento. Dependendo do fluxo de processo adotado, em função do objetivo do cliente, a TECMA oferece as seguintes opções para o esgotos sanitário.
Processos Aeróbios para remoção de matéria Orgânica Customizados
- Lodos Ativados e suas variantes
- Lagoas Aeradas agitadas
- Processos Facultativos – Biocontactores, Filtros Biológicos)
- Reatores Jet Loop
- MBR – Membrane Biological Reactor ( Biorreatores com membranas)
Processos Anaeróbios para remoção de Matéria Orgânica
- Lagoas Anaeróbias;
- Filtros Anaeróbios;
- Reatores anaeróbios de fluxo ascendente com manda de lodo (UASB)
- Remoção Biológica de Nitrogênio e Fósforo
- Leitos fixos submersos
- Leitos fluidizados
Além do fornecimento de estações de tratamento de esgoto a TECMA também realiza a operação e manutenção de toda a planta de tratamento.
⇒ Conheça o serviço de Operação e Manutenção assim como os Programas de Monitoramentos para estações de tratamento de esgoto.
Não esqueça de acessar nossos Projetos e a linha de produtos TECMA®.