O descarte de água Radioativa

By | 2019-09-12T11:09:57-03:00 setembro 11th, 2019|

descarte de água Radioativa!! Milhões de toneladas de Água contaminada de Fukushima podem ser descartadas no Pacífico

descarte de água Radioativa de Fukushima

Fukushima

A poluição radioativa é considerada por muitos estudiosos como um dos tipos mais perigosos de poluição para o meio ambiente. Ela é proveniente da radiação, que é um efeito químico proveniente de ondas de energia, podem ser de calor, luz ou outras tantas. o grande problema quando falamos de poluição Radioativa é quando inserimos o problema de como será feito o despejo desse material, e a preocupação de ser possível danoso para o meio ambiente .

Essa semana por exemplo no Japão A empresa responsável por operar a usina nuclear de Fukushima que foi atingido por um tsunami em 2011, terá que descartar grandes quantidades de água contaminada do local diretamente no Oceano Pacífico, disse o ministro do Meio Ambiente do Japão. A empresa responsável A Tokyo Electric já coletou mais de 1 milhão de toneladas de água contaminada, dos tubos de resfriamento que são usados para impedir que os três núcleos de combustível danificados do reator derretam. A empresa diz que a medida de despejo é emergencial pois ficará sem espaço de armazenamento até 2022.

A maneira Correta de Descartar

Qual é então a maneira correta de se dispersar esse material. segundo um consenso entre especialistas da área, a maneira mais adequada de realizar esta tarefa é dividindo os resíduos entre materiais de nível baixo e de nível alto, classificação baseada na quantidade de radioatividade emitida.

Os resíduos de nível baixo podem ser armazenados em locais de produção, compartimentos especiais ou enterrados. Mas os de nível alto requerem um tratamento especial, pois precisam ser lacrados em vidros e, posteriormente, em tambores para só então serem enterrados no subsolo.

O tempo de permanência desses materiais nos respectivos locais isolados é de no mínimo, dez mil anos. Após esse período são considerados inativos.Infelizmente por se tratar de um caso de acidente nuclear, o despejo do material parece se encaminhar para uma medida não muito sustentável.

Casos como o de Fukushima são muito problemáticos pois além de representar um caso de despejo mal organizado, envolve questões políticas com os países vizinhos. O governo japonês ainda aguarda um relatório de especialistas antes de tomar a decisão final sobre como fazer esse descarte de água Radioativa.

Fontes:

https://www.theguardian.com/environment/2019/sep/10/fukushima-japan-will-have-to-dump-radioactive-water-into-pacific-minister-says

https://edition.cnn.com/2019/09/10/asia/japan-environment-minister-fukushima-water-hnk-intl/index.html

Conheça a Tecma desde 1986 se preocupando com soluções ambientais
http://www.tecma-tecnologia.com.br/index.php