Amostragem 2019-12-30T10:25:39-03:00

AMOSTRAGEM

O objetivo da amostragem é coletar uma quantidade de água ou efluente suficientemente pequena, em volume de forma a facilitar seu transporte e grande o suficiente para os propósitos analíticos a que se destinam , além de ser representativa do material que se quer avaliar.

A caracterização qualitativa dos efluentes líquidos e de seus corpos receptores se inicia a partir de um planejamento de amostragem consoante às normatizações específicas como a ABNT NBR 9897: Planejamento de amostragem de efluentes líquidos e corpos receptores e NBR9898: Preservação e técnicas de amostragem de efluentes líquidos e corpos receptores.

O planejamento da amostragem deve levar em conta os seguintes fatores:

– Conhecimento dos objetivos da amostragem
– Conhecimento pleno da fonte geradora de efluentes incluindo as características do processo produtivo, geração de efluentes e balanço hídrico;
– Definição das fontes de geração a serem amostradas;
– Definição da periodicidade e frequência das amostras;
– Definição do tipo de amostragem;
– Preservação das amostras e logística de transporte de amostras para permitir a chegada ao laboratório dentro do tempo de validade;
– Definição dos parâmetros a serem analisados em campo e em laboratório;
– Definição do método de coleta: manual ou com equipamentos automáticos de coleta;
– Avaliação das condições de trabalho em campo e estabelecimento das medidas de segurança adequadas;
– Preparação prévia do laboratório de análises selecionado para o recebimento das amostras e realização das análises em tempo hábil. Identificação das amostras e preservação das mesmas;
– Previsão de materiais para condicionamento das amostras, tais como vidrarias e reagentes para preservação, etiquetas e fichas para registro de informações em campo;
– Utilização de equipe de coleta treinada e recursos materiais adequados à coleta, bem como previsão de equipamentos de segurança adequados.

A TECMA utiliza-se de metodologias de coleta e preservação de amostras baseadas em instruções técnicas e procedimentos gerais laboratoriais avaliadas constantemente por auditorias internas e externas da ABNT ISO17025:2005.

Principais legislações legais e normativos vigentes.

-Portaria de Consolidação Nº05 de 28/09/2017 – Consolidação das normas sobre as ações e os serviços de saúde do sistema único de saúde. ANEXO XX DO CONTROLE DE DA VIGILÂNCIA DA QUALIDADE DA ÁGUA PARA CONSUMO HUMANO E SEU PADRÃO DE POTABILIADE (Origem: PRT MS/GM 2914/2011)
– Resolução CONAMA Nº 357/2005 – “Dispõe sobre a classificação dos corpos de água e diretrizes ambientais para o seuenquadramento, bem como estabelece as condições e padrões de lançamento de efluentes, e dá outras providências”
– Legislações Estaduais – (CETESB, INEA, FEAM…)

  • ABNT/NBR 9898 – Preservação e técnicas de amostragem de efluentes líquidos e corpos receptores
  • ABNT/NBR 15847- Amostragem de água subterrânea em poços de monitoramento – Método de Purga
Entre em Contato

Sigam a Tecma em todas as nossas plataformas

INSTAGRAM TECMA

FACEBOOK TECMA

LINKEDIN TECMA