Mineração 2019-09-09T11:55:35-03:00

Sistemas de Tratamento

MINERAÇÃO

Soluções para água e efluentes na indústria de mineração

A TECMA disponibiliza de uma série de soluções tecnológicas a indústria de mineração.

  • Produção de água desmineralizada,
  • Tratamento de água para rejeitos da mineração
  • Solução mobile para tratamento de água e efluentes.

Tratamento de Efluentes Oleosos

Os efluentes oleosos são gerados nas mais diversas atividades de Centros de Mineração. Basicamente são constituídos por lavagem de veículos, lubrificação, umidificação de vagões e outras atividades vinculadas à manutenção dos veículos. A incidência das águas pluviais sobre as áreas abertas também é uma fonte de contribuição de efluente oleoso.

A concentração de óleos e graxas acima 280mg/L, detergentes acima de 3,0 mg/L  o pH alcalino e uma DQO acima de 1.200mg/O2/L são características principais desse tipo de efluente.

O tratamento dos efluentes dessas industrias são os compostos por processos físico-químicos. O objetivo desses tratamentos é reduzir a concentração de óleos e graxas, a carga tóxica associada e a concentração de metais pesados. As etapas mais comuns são:

Preliminar (equalização);

Primário (clarificação  físico-química por adição de coagulantes químicos ou eletrocoagulação e sedimentação/ flotação);

Obs. As eficiências do tratamento são variáveis, dependendo das concentrações iniciais dos efluentes brutos.

Soluções Mobile para tratamento de água

A TECMA oferece a indústria de mineração soluções móveis para o tratamento de água, podendo ser direcionada a qualquer lugar da mina. Todas as configurações da planta conteinerizada é realizada mediante a um estudo de tratabilidade, etapa na qual identificamos a rota tecnológica aplicada a um determinado recurso hídrico