Aterro Sanitário 2019-02-26T12:03:53-03:00

Sistemas de Tratamento

ATERRO SANITÁRIO

A formação do percolado do aterro é o resultado de processos físico-químicos e biológicos da decomposição dos resíduos sólidos. A água da chuva, a água liberada durante o processo biológico de decomposição dos resíduos e os ácidos orgânicos formados nos processos fermentativos promovem a lixiviação das substâncias químicas que compõem os resíduos sólidos depositados no aterro,formando o percolado. A percolação da ságuas das chuvas através do leito de resíduos é o contribuinte de maior importância para a geração dos efluentes.

O percolado é então o produto da lixiviação dos resíduos nas condições de disposição

A formação do percolado é contínua no aterro sendo que alguns fatores influenciam na sua qualidade. Fatores físicos associados ao balanço  hídrico além  de  fatores  químicos  aceleram  ou retardam  o processo de degradação dos resíduos sólidos e a formação do percolado.

A TECMA é a pioneira no estudo e no tratamento de chorume no Brasil, implantando em 1999 a primeira estação da tratamento de chorume com membranas de nanofiltração.

Nossa solução atual conta com o tratamento do concentrado da membrana sem o retorno para o aterro.

O Sistema de Tratamento de Chorume pode ser financiado através do BNDES FINAME

Código Posição Cadastral Nome/Modelo Habilitado
3118630 FCC Sistema de Tratamento de Chorume  – Finame e Programas Agrícolas

Saiba como obter um financiamento FINAME

A TECMA vem se especializando cada vez mais na engenharia de processos e nas diferentes técnicas de tratamento para os diversos tipos de percolados. Oferecemos as melhores soluções e garantimos o resultado de nossa Estação de Tratamento.

Confira abaixo um curto vídeo do sistema de nanofiltração implantado em uma Estação de Tratamento de Chorume em SC.

Confira nossa galeria de cases e projetos  e nossa linha de produtos.

Entre em contato conosco