Tratamento de Efluentes Offsite 2019-02-26T12:28:33+00:00

Serviços de Engenharia

TRATAMENTO DE EFLUENTES OFFSITE

Tratamento de Efluentes Offsite é realizado fora do local de geração do efluente, é uma alternativa ao tratamento dentro da fábrica ou do local de origem de geração do efluente.

O Tratamento Offsite é uma alternativa para os pequenos e médios geradores descartarem seus efluentes em uma empresa especializada no ramo de efluentes, na qual o “core business” da empresa é realizar o tratamento efluentes. O Tratamento Offsite possui vantagens de desvantagens, terceirizar o serviço é uma ótima opção estratégica quando a empresa decide dedicar sua mão de obra somente para sua produção enquanto o tratamento fica por conta de terceiros, fora do site da fábrica ou quando seu volume de efluente gerado não justifica o investimento em uma planta de tratamento, porém financeiramente, a conta não é tão simples, a decisão depende do frete, do volume gerado e da caracterização do efluente. Financeiramente é preciso analisar com cuidado o OPEX(operation expenditure) mais vantajoso.

A TECMA administra e realiza operações de Tratamento Offsite, nosso grande desafio é antecipar resultados operacionais diante das mais diversas matrizes de efluentes que são destinados na planta de tratamento. Todo efluente industrial antes de chegar na estação de tratamento necessita de um estudo de tratabilidade, pois permite a obtenção de dados e informações precisas para a rota tecnológica mais viável e sobre o impacto operacional.

Os efluentes líquidos possuem características muito específicas, de modo que as fases de tratamento necessitam ser ajustadas. Essas diferenças podem ser entendidas com base nas características físico-químicas das águas industriais, perdas das diversas matérias-primas e seus contaminantes, alta dosagem de produtos saneantes, perdas de produtos industrializados e mistura com o esgoto sanitário.

Para saber mais sobre Estudo de Tratabilidade acesse nosso conteúdo no TECMA Academy ou clique aqui.

A TECMA além de administrar e operar plantas de tratamento offsite, também realiza o projeto e toda a implantação do sistema de tratamento para terceiros. É necessário antes do projeto, mapear todos as diversas matrizes de efluentes possíveis para projetar a melhor solução técnica e financeira. Os custos operacionais bem apurados são vitais para um business plan bem efetivo.